A PROGRESSÃO CONTINUADA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL E A PRÁTICA DOCENTE: UM BREVÍSSIMO RELATO SOBRE O DISTANCIAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Daniel Brito Júnior Brito Júnior Universidade de Santo Amaro - UNISA

Resumo

Esta pesquisa, realizada utilizando abordagem qualitativa e referencial teórico-metodológico, discute o tema da política pública educacional denominada progressão continuada. O objetivo da pesquisa foi investigar que significados que tal política tem assumido no cotidiano escolar, uma vez que, após sua implantação, no Estado de São Paulo, ela carece de reformulações no cotidiano escolar, na prática docente, na metodologia e na avaliação dos conhecimentos dos alunos, além de necessitar de formação docente continuada. Em primazia foi realizado o levantamento da literatura sobre o tema, o estudo da Legislação Federal e Estadual. Dentre as considerações finais desta pesquisa podem-se apreender três proposições. Primeiramente, existe um distanciamento entre a Legislação e a prática docente. Desta maneira, surgiu um ensino híbrido pautado nos modelos de escola em ciclos e seriada, a retenção de alunos praticamente desapareceu, continuou existindo somente por meio do limite de faltas e no final dos ciclos.

Biografia do Autor

Daniel Brito Júnior Brito Júnior, Universidade de Santo Amaro - UNISA

Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade de Santo Amaro UNISA. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2013) e graduação em História pela Universidade Nove de Julho (2005). Atualmente é professor da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo, SEE - SP. Tem experiência na área de História, bem como Sociologia.

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Publicado

09/05/2022