POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OPINIÕES DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA BAIXADA SANTISTA

Autores

  • GUILHERME LARANJEIRA MENDONÇA OLIVEIRA
  • HÉLIO GUEDELHA DE LIMA

Resumo

A pandemia da COVID-19 modificou drasticamente o cotidiano escolar de professores e alunos. Assim, tal situação pandêmica possibilitou que as escolas vislumbrassem novas formas de ensinar e aprender, mediante a adoção do ensino remoto emergencial. No qual, foi aderido como uma forma de continuar com o processo de ensino e aprendizagem, entretanto, devido sua adoção abrupta, estabeleceu obstáculos na ressignificação por parte dos professores. Este estudo, de caráter qualitativo, teve com objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios no ensino remoto emergencial, a partir das opiniões dos professores da rede estadual paulista da região da Baixada Santista. Para tanto, utilizou-se o questionário, como técnica de coleta de dados, o qual possibilitou a participação de forma livre em momento oportuno. Os resultados foram analisados e identificadas quatro categorias, as quais foram discutidas com base no aporte teórico contemporâneo. Assim, constatou-se a necessidade das adaptações para o ensino remoto, perante o uso das tecnologias educacionais, o que culminou na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, bem como, modificou a infraestrutura do ambiente de ensino diante do cenário pandêmico e influenciou as condições emocionais de toda a comunidade escolar.

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Publicado

13/08/2021