UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA

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Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a utilização de materiais didáticos como intervenção pedagógica no ensino da paleontologia para alunos de uma escola estadual do Município de Macapá-Amapá. Foram escolhidas quatro turmas do sétimo ano, totalizando 105 alunos. A pesquisa foi realizada através de questionário semiestruturado de caráter exploratório, aulas expositivas e criação de material didático. Os resultados adquiridos mostraram que a utilizações desses materiais aprimoraram o conhecimento dos alunos a respeito da paleontologia, uma vez que, 96% (N=101) deles responderam corretamente o que são os fósseis. A utilização de cartilhas, quebra-cabeça, revista em quadrinho e réplicas de alguns fósseis, os quais foram produzidos pelos próprios alunos, reforçou o aprendizado deles sobre o tema, promovendo uma maior interação e possibilitando que os alunos conhecessem os processos de fossilização que são responsáveis pela formação dos fósseis. Além disso, a utilização de materiais didáticos nas aulas é fundamental para promover um ensino-aprendizagem eficiente. Suponha-se que a utilização de materiais concretos possibilita não apenas ter conhecimento sobre o objeto de estudo, mas possibilita o entendimento de termos científicos. E a escola tem papel fundamental de propagar o ensino da paleontologia.

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Publicado

07/04/2022