ALTERNATIVAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO MÉDICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MONITORIA

Autores

  • ELEN CARLA LOPES DE SOUSA
  • ESTELA MARIA DANTAS DE MORAIS
  • ANTONIO PAULO NUNES DA SILVA
  • ISABELA BARREIROS PINHEIRO LIMA
  • SOLIDONIO ANGELO DA SILVA FILHO
  • RITA DI CÁSSIA DE OLIVEIRA ANGELO

Resumo

Considerando que a ludicidade é uma importante estratégia pedagógica no ensino não convencional da Anatomia Humana, e que a atuação do discente-monitor é fundamental como suporte pedagógico nessa disciplina, o presente artigo apresenta uma proposta metodológica a ser implementada na monitoria das disciplinas de Anatomia Humana do curso de Bacharelado de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Serra Talhada. O objetivo é elaborar um planejamento didático-pedagógico a ser implementado nas aulas práticas laboratoriais de Anatomia Humana pelos monitores. A metodologia foi baseada na utilização de alternativas didático-pedagógicas por meio da construção de mapas mentais e modelos anatômicos, realização de jogos didáticos e discussão de casos clínicos. Espera-se que o uso das metodologias alternativas propostas, tornem a disciplina de Anatomia Humana mais realística e motivadora para os alunos, fortalecendo a integração do conhecimento teórico-prático e enriquecendo o ensino desse componente curricular nos primeiros períodos do curso de Bacharelado em Medicina.

Downloads

Publicado

21/10/2020