LABORATÓRIO MÓVEL DE CIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA E CONSTRUÇÃO-AMAZÔNIA/AP

Autores

  • Edenize Rodrigues Almeida
  • Miraflor Mendes Nascimento
  • Andréa Soares de Araújo
  • Júlio César Sá de Oliveira

Resumo

Os laboratórios escolares de ciências são lugares onde o conhecimento é colocado em prática podendo ajudar a despertar o interesse pela ciência. O objetivo deste trabalho foi de verificar a importância do laboratório na aprendizagem e assim criar um laboratório móvel de ciências para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do município de Santana, Amapá. Foram entrevistados 92 alunos e utilizado questionário de perguntas fechadas. Foi construído um laboratório móvel de ciências a partir de material reciclado tendo como base um arquivo de ferro. Os resultados observados foi que 98,9% concordaram com a necessidade de um laboratório na escola; 51,1% responderam que a metodologia de trabalho mais utilizada pelo professor foi trabalho em grupo; 90,2% responderam positivamente que a criação do laboratório ajudaria na formação do conhecimento; 63% responderam que o tipo de aula preferida era a aula prática; 43,5% responderam que as dificuldades nas aulas de ciências sem o uso de laboratório era pela falta de projeto; 83,7% disseram que a escola não costuma visitar locais onde existam laboratórios; 69,6% descreveram que o que mais chama atenção no Laboratório de ciências é o conhecimento e as práticas; 54,3% responderam que eles buscam informações sobre os conteúdos de ciências pela internet. Foi observado que a criação do laboratório móvel de ciências despertou o interesse dos alunos envolvidos e é de suma importância, pois considera a riqueza da atividade experimental, permitindo reorientar a função do experimento no ensino da disciplina Ciências.

Downloads

Publicado

21/09/2020