APLICANDO O ENSINO LÚDICO PARA DIFERENCIAR OS PEQUENOS CETÁCEOS DA REGIÃO AMAZONICA

Autores

  • Macieli dos Santos Ramos
  • Yara Sthefany Cardoso de Sousa
  • Andréa Soares de Araújo
  • Carlos Eduardo Costa Campos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investiga a percepção que as crianças têm sobre os botos. A qual a pesquisa foi aplicada em três instituições de ensino publico dos municípios do estado do Amapá e uma instituição do ensino público da cidade de Macapá/AP, os registros foram feitos no formato de jogo lúdico e competições entre os alunos para analisar qual grupo conseguiu ter um maior sucesso na aprendizagem sobre as diferenças entre os botos e sua importância. O trabalho foi feito com os alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio. Foi observado que os alunos dos municípios do estado do Amapá têm uma visão muito negativa sobre os botos, por causa do conhecimento que é repassado para eles através das lendas da região amazônica, fazendo que com que os mesmo sejam mortos por causa dessas lendas. Ambos os alunos das escolas dos municípios e da cidade, conseguia diferenciar um boto do outro através da sua morfologia e relacionava as espécies de boto com peixes grandes. Esse trabalho foi de suma importância onde foi observado que todos os alunos após os jogos conseguiam ver as espécies de botos de uma forma mais positiva, e esse trabalho pode fornecer subsídios para educação ambiental, para preservação e prevenção das espécies de botos na região amazônica.

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Publicado

21/09/2020