PERFIL LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o perfil leitor de ingressantes em uma universidade situada na região do Triângulo Mineiro (MG). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa realizada no período de 2012 a 2017, cujo instrumento é um questionário online aplicado aos universitários ingressantes do curso de Pedagogia. Os dados são analisados na perspectiva dos estudos sobre a leitura e as maneiras de ler como prática cultural de Chartier (2010); a linguagem como processo de enunciação em Brait (1997); as estratégias de leitura em Goodman (1987), Kato (1987) e Kleiman (1989), e outros autores. Os resultados mostram a necessidade de novas pesquisas sobre a leitura que desenvolvam ações político-pedagógicas para qualificar a formação do leitor universitário. O estudo evidenciou que os universitários são leitores em formação em relação às estratégias de leitura que necessitam desenvolver sua formação leitora. Conclui-se que é preciso criar condições para a formação de leitores por meio de políticas públicas de leitura, projetos institucionais com foco na formação de leitores que configurem a universidade como espaço privilegiado de mediação da leitura e de circulação de práticas de leitura.Downloads
Publicado
18/09/2020
Edição
Seção
Artigos