O QUE NOS DÁ A CONHECER E PENSAR O DOCUMENTÁRIO “BABIES”?

Autores

  • ABINAIRA PIASSA
  • THAÍS REGINA SILVA DO NASCIMENTO NOVAIS
  • RENATA SIEIRO FERNANDES

Resumo

O artigo visa identificar conceitos e ideias relativas aos bebês e ao aprender, entendendo-os como seres independentes e autônomos ao conceito de criança e no lugar do ensino a adoção da aprendizagem como fazendo parte dos modos constitutivos dos bebês. Estes se movem motivados por uma curiosidade natural pelo mundo e por exercícios de exploração, investigação e pesquisa que vêm a provocar experiência. Toma-se como objeto de estudo o documentário francês, “Babies” que apresenta o cotidiano de quatro bebês, desde seu nascimento até o primeiro ano de idade, localizados em diferentes espaços-tempos. O referencial teórico baseia-se em autores/as da Sociologia da Infância. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e de tipo descritivo e analítico. As análises servem de parâmetros para se repensar a postura dos adultos no trato com os bebês, especialmente em contextos familiares e institucionais escolares, de modo a deslocar pensamentos, posturas e lógicas já instauradas e impostas numa relação assimétrica de saber-poder, em que a improvisação e o acontecimento imperam.

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Publicado

17/09/2020