AS POTENCIALIDADES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • ALESSANDRO DE MELO
  • DÉBORA RIBEIRO

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a possibilidade de pesquisas colaborativas entre professores da educação básica e investigadores das universidades, tendo como pano de fundo a ideia de formação continuada e de transformação das relações pedagógicas nas escolas. A pesquisa colaborativa parte, inicialmente, do pressuposto freireano do “diálogo”, e, com ele, realiza uma jornada de pesquisas em que o avanço teórico-prático é mediado pelas representações dos professores, por suas experiências e histórias profissionais, institucionais e biográficas. Desta forma, o artigo está estruturado em três partes: na primeira parte tratamos dos fundamentos da chamada “pesquisa naturalista” (RIVAS FLORES, 1991), que dá o suporte geral, metodológico, para o artigo; na segunda parte será tratada especificamente os fundamentos da dialogicidade; na terceira parte entramos na discussão da pesquisa colaborativa na experiência do PROCIE, Grupo de Investigación Educativa Professorado, Cultura e Instituciones Educativas, da Faculdad de Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga. Constatamos que a ideia proposta pela pesquisa colaborativa, pautada pela dialogicidade e pela valorização dos professores como sujeitos produtores de conhecimento, tem o propósito de contribuir para uma outra prática de formação de professores que supere a tradicional forma na qual é a universidade que detém o conhecimento sobre a forma e o conteúdo desta formação.

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Publicado

05/08/2019