O ILUMINISMO DE KANT E O ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Fernanda Rodrigues Neves Reinholtz
  • Eduardo Carlos Souza Cunha
  • Eucinéia Regina Müller
  • Adriano Ramos de Souza

Resumo

Este artigo apresenta a discussão em torno do Movimento Escola sem Partido, cujo discurso alimenta a ideologia política neoliberal que defende a educação como uma mercadoria, a partir de uma suposta neutralidade no ensino e da criminalização da prática docente embasada numa perspectiva crítica da educação e que dessa forma, representa uma ameaça aos ditames e preceitos capitalistas e neoliberais. Assim, a partir de um arcabouço teórico e bibliográfico buscamos problematizar este Movimento, partindo de apontamentos da filosofia de Immanuel Kant, em especial os conceitos de autonomia e moral. Pretende-se contestar a ideologia do Movimento Escola sem Partido e as consequências de uma educação voltada única e basicamente para os interesses privados mercantis que em reflexões preliminares nos apontam um retrocesso em torno das discussões de políticas voltadas para a Educação no Brasil.

Downloads

Publicado

01/04/2019