MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM ANALISADA A PARTIR DA AUTOAVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a existência de diferenças nos níveis motivacionais autoavaliados por estudantes do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior do interior do estado de Minas Gerais, de acordo com as duas modalidades de ensino praticadas por aquela universidade, isto é, presencial e ensino a distância. Mediante a utilização de métodos quantitativos aplicados (análise de correlação e teste T2 de Hotelling) foram avaliados os dados referentes às características pessoais 160 alunos, bem como suas autoavaliações acerca da motivação para cursar as 42 disciplinas do respectivo curso, separadas em três eixos temáticos. Ao final, foi possível observar que, diferente dos resultados de alguns estudos correlatos, as informações fornecidas pelos participantes desta pesquisa indicaram que os alunos daquele curso superior apresentaram características diferentes entre si, de acordo com a modalidade de ensino (presencial ou a distância), contudo, os níveis motivacionais médios informados por eles são estatisticamente iguais, independentemente da modalidade de ensino e do período em que se encontram no curso. Também foi possível observar que, em termos médios absolutos, os alunos integrantes da amostra desta pesquisa apresentaram-se mais motivados em relação às disciplinas dos eixos temáticos de formação básica e formação profissional, comparativamente às disciplinas pertencentes ao eixo temático de formação teórico-prática.Downloads
Publicado
20/03/2019
Edição
Seção
Artigos