Inclusão Social: um estudo comparativo entre políticas e práticas em Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).
  • Gilberto José Miranda Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).
  • Claudio Rafael Bifi FEA-PUC/SP
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade de Uberaba - Campus Rondon (Uberlândia)

Resumo

A despeito da trajetória histórica envolvendo a temática relativa à promoção da inclusão social de alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), pode-se perceber que muito foi escrito e normatizado em relação às questões educacionais relacionadas a recursos, serviços, apoio e direitos da pessoa com deficiência. Contudo, ainda sim, questiona-se: mesmo diante da atualidade da temática envolvendo a inclusão social na educação e apesar de toda a legislação vigente a respeito, quais ações práticas estão sendo desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de forma a proporcionar um melhor atendimento aos discentes com NEE? Nesse sentido, produzido a partir de um estudo um pouco mais amplo, este artigo teve por objetivo geral identificar quais as ações objetivas foram implementadas pelas IES escolhidas como amostra dessa pesquisa, no que tange à (i) preparação dos seus docentes, à (ii) constituição de equipes de apoio a professores e estudantes e, ainda, em relação ao (iii) fornecimento de materiais didáticos e outros recursos instrucionais, de forma a proporcionar um melhor atendimento aos discentes com NEE. Apoiada em métodos estatísticos de natureza descritiva e qualificada como um estudo qualitativo, este trabalho mostrou que, embora se verifique uma farta legislação aplicada a essa questão, as ações praticadas pelas IES não traduzem maiores preocupações com a presença e manutenção de alunos com NEE entre os seus discentes e, ainda, resta muito a ser efetivamente realizado para que a real inclusão acadêmica dos estudantes com NEE se torne uma realidade nacional.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Gilberto José Miranda, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP.Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

Claudio Rafael Bifi, FEA-PUC/SP

Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP e professor da curso de Ciências Contábeis da FEA-PUC/SP.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba - Campus Rondon (Uberlândia)

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela UNAERP-Rib. Preto. Professora da Universidade de Uberaba,  Campus Rondon, em Uberlândia.

Downloads

Publicado

18/05/2012