ENVOLVIMENTO DISCENTE NAS CLASSES DESCENTRALIZADAS DE ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS: UM RELATO DE PROJETO DE SUPERVISÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Paulo Roberto Prado Constantino UNESP Marília
  • Márcia Regina Oliveira Poletine UNICAMP

Resumo

Relata um projeto de supervisão educacional das Classes Descentralizadas ligadas às Escolas Técnicas Estaduais na Região de Marília-SP, visando à permanência discente nas classes analisadas com índices de evasão escolar mais elevados. Ações integradas como visitas e orientações técnicas aos coordenadores de classes descentralizadas, docentes, coordenadores pedagógicos, coordenadores de curso e orientadores educacionais, visitas e coletas de dados junto aos alunos, análise de registros e indicadores escolares, foram realizadas pela supervisão regional com vistas à ampliação do envolvimento discente e a efetividade do trabalho pedagógico, além de terem proporcionado redução nos indicadores de perdas discentes no grupo verificado. PALAVRAS-CHAVE: Educação profissional; Evasão escolar; Gestão escolar.

Downloads

Publicado

06/09/2018