DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES OLHARES A PARTIR DE SANTA CATARINA

Autores

Resumo

Resumo: Trata-se de uma pesquisa que busca estudar a diversidade cultural em relação à docência visando contribuir para o desenvolvimento de práticas curriculares e processos de formação docente. É uma discussão teórica de cunho bibliográfico e possui como base o mapeamento da diversidade cultural catarinense, além de um debate sobre a formação de professores(as). Entende-se a diversidade cultural e a formação de professores como elementos dinâmicos e complexos forjados na ação humana de viver e fazer educação. Os dados iniciais revelam a necessidade dos cursos de licenciaturas de Santa Catarina contemplarem com maior rigor teórico e metodológicos discussões sobre Diversidade Cultural e seus impactos na formação docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Diversidade Cultural Catarinense, Currículo.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc

Elisa de São Thiago Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UDESC

Evita Evita Alicia Gomes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História - habilitação licenciatura na Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ.

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Publicado

06/09/2018