A ABORDAGEM CONSERVADORA DA VIOLÊNCIA NA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Caio César Sousa Marçal UFMG
  • Lúcio Alves de Barros UEMG

Resumo

É inegável que debate em torno dos temas “mídia, educação e violência” traz uma série de questões que perpassa pela complexidade das relações sociais. A apreciação das representações sobre a temática da violência na Revista Nova Escola desvela como a mídia comumente trata desse assunto. Frequentemente esse assunto é abordado nos textos deste periódico através da diversidade de opiniões, desvelando a cristalização de ideologias e a formação de discursos. De caráter qualitativa, a pesquisa tem interesse em compreender a representação que o veículo de comunicação constrói acerca da “violência e educação”. A leitura das revistas reunidas que foram analisadas nos levaram a construção das categorias “incivilidades”, “violência institucional”, “violência simbólica” e “bullying”. O periódico analisado, que tem um grande alcance professores que atuam na educação básica de escolas pública ou privadas, demonstra que a abordagem da revista faz sobre o problema das violências tem uma ótica conservadora. 

Biografia do Autor

Caio César Sousa Marçal, UFMG

Graduado em Pedagogia Pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Teologia pelo Centro Universitário Izabela Hendrix. Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Lúcio Alves de Barros, UEMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor efetivo da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

29/03/2018