RACIONALIDADE TÉCNICA VERSUS REFLEXIVIDADE: UM CONFRONTO PARADIGMÁTICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

 

Nota-se cada vez mais no meio docente, uma supervalorização do conhecimento teórico e técnico em detrimento da prática, o que contribui para uma falta de engajamento e comprometimento dos docentes em relação aos assuntos e temas que verdadeiramente são relevantes e importantes para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e cientes da sua importância no meio em que estão inseridos. Mas para que isso ocorra é fundamental que os cursos de licenciatura primem, não somente pelo conhecimento técnico e teórico, mas, também, pela prática. Assim, neste artigo procuramos refletir acerca da formação inicial e seus pressupostos como garantia para a efetivação da formação de profissionais com base no paradigma do professor reflexivo em detrimento da racionalidade técnica e da mera reprodução de conhecimento e analisando os principais requisitos para se formar verdadeiros educadores.

 

PALAVRAS-CHAVE: Paradigma, Racionalidade Técnica, Reflexividade

Biografia do Autor

EDUARDO CARLOS SOUZA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

sou estudante do progrma de pos-graduacao em educacao da universidade federal do espirito santo, fazendo o curso de mestrado, na linha de docencia, curriculo e processos culturais e pertencente ao grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educaão do Campo liderado pelo professor Erineu Foerste.

ADRIANO RAMOS DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Licenciado em Pedagogia pela FASE, Especialista em Lato Sensu em Educação Inclusiva – Faculdade Ateneu, atualmente Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, pertencente ao grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

Professor EBTT – Educação no Instituto federal do Espírito Santo – Ifes – Itapina - ES

EUCINÉIA REGINA MÜLLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais de Viana – FESAV.  Especialista em Lato Sensu em Gestão Educacional e Inspeção Escolar - Faculdade de Domingos Martins - FDM.  Especialista em Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos – UFES e atualmente Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, pertencente ao grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Domingos Martins – ES.

FERNANDA RODRIGUES NEVES REINHOLTZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Licenciada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Especialista em Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos – UFES, Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC - RJ e atualmente Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, integrante do Núcleo 1  da rede de pesquisa UFG, Ufes,Unb do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).  

Downloads

Publicado

12/02/2018