IDADES PSICOLÓGICAS: importância e implicações para o ensino-aprendizagem e a educação

Autores

  • Aline Tatiane Evangelista de Oliveira UNIUBE (Universidade de Uberaba) e UNIARAXÁ (Centro Universitário do Planalto de Araxá)
  • Monaliza Angélica Santana UNIUBE e UNIPAM
  • Terezinha Severino da Silva UNIUBE e UFTM
  • Adriana Rodrigues UNIUBE

Resumo

O presente artigo é um constructo teórico proveniente dos estudos realizados sobre as derivações didáticas da periodização do desenvolvimento humano, fundamentado em proposições da Teoria Histórico Cultural, vinculando-se ao campo da didática e da prática de ensino, enquanto temáticas fundamentais para a compreensão e atuação docente no contexto da educação escolar. Discute-se as idades psicológicas como fases do desenvolvimento humano, segundo Vigotsky (1997), Leontiev (1978) e Elkonin (1987), com vistas a compreender as contribuições de cada estudioso sobre tal temática, relacionando-as ao ensino-aprendizagem.  A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico dos renomados autores referidos. A partir desse corpus analítico questiona-se: Quais as contribuições didáticas das idades psicológicas como fases do desenvolvimento humano? Conclui-se que ao conhecer as características peculiares de cada fase (idade psicológica) do desenvolvimento intelectual da pessoa, os sujeitos envolvidos com a educação escolar poderão planejar suas ações e intervenções didáticas que impulsionem a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira, UNIUBE (Universidade de Uberaba) e UNIARAXÁ (Centro Universitário do Planalto de Araxá)

Professora no Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ). Mestre e Doutoranda em Educação pela UNIUBE (Universidade de Uberaba).

Monaliza Angélica Santana, UNIUBE e UNIPAM

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Professora no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Terezinha Severino da Silva, UNIUBE e UFTM

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Técnica em assuntos educacionais pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Adriana Rodrigues, UNIUBE

Doutora em educação (UFU). Professora na Universidade de Uberaba

Downloads

Publicado

08/03/2018