PERCURSOS HISTÓRICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Denise Bortoletto Instituto Teresa Valsè - RSB

Resumo

Neste artigo pretende-se discutir a profissão do Orientador Educacional no Brasil apresentando o percurso histórico de sua constituição no país e destacando seus princípios de atuação e principais atribuições na escola de Educação Básica. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de decretos, leis, livros e artigos considerados referência para os estudos na área. Ao rever a literatura específica observou-se que o primórdio da Orientação Educacional no país ocorreu por volta de 1940 e vivenciou transformações significativas até o contexto dos dias atuais. Destaca-se que o trabalho do orientador educacional nas escolas apresenta atribuições e ações a serem desenvolvidas no cotidiano escolar que não podem ser vistas de maneira estática, mas sim, como um processo de transformação contínua, em função da multiplicidade de fatores específicos do trabalho do orientador compreendendo assim esta função como um processo dinâmico, contínuo e sistemático.

PALAVRAS-CHAVE: Orientador Educacional, Pedagogia, Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Denise Bortoletto, Instituto Teresa Valsè - RSB

Mestre em Educaçao pela UNICAMP. Pedagoga pela UFU. Psicopedagoga pela UNIMINAS. Atua como Orientadora Educacional no Instituto Teresa Valsè-RSB e como docente em cursos de especialização em Uberlândia e na região do triângulo Mineiro.

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Publicado

03/09/2017