EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resumo

A despeito do caráter irrefutável da importância, no âmbito escolar, do ensino de Matemática como um dos elementos basilares do educando, fica evidente a precisão de que prossigamos envidando esforços no sentido de desenvolver processos educativos e formativos para o ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem como objetivo suscitar reflexões sobre a Educação Matemática na perspectiva de repensar práticas pedagógicas, metodologias de ensino com um olhar diferenciado, positivo e critico com referência ao ensino-aprendizagem em Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa, foi de cunho qualitativo, como procedimento de coleta de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiada em autores como: Knijnik (1995), D’Ambrósio (1997,2008), Saramago (2009), Medeiros (1985), Muniz (2001), e outros pesquisadores com atuação em diferentes contextos, que se dedicam a pesquisas educacionais e lançam importantes teorias sobre a Educação Matemática. Constatou-se na pesquisa que a Educação Matemática é entendida como parte da Educação em que procura desenvolver metodologias, didáticas, eficientes para se se ensinar Matemática, desenvolvendo conhecimentos e habilidades matemáticas, por meio de sistemas educativos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e Doutorando  em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia  - Graduado em Estudos Sociais pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduado em  Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduado em Pedagogia pela UNIFAN (2010), com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Tutor  - distância e presencial do Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento CEAD/UFU - Docente da rede pública estadual e municipal. Docente dos cursos de Especialização lato Sensu da UNIPAC )

GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação acadêmico e profissional. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Ensino Superior, Direito Educacional, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

03/09/2017