EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A despeito do caráter irrefutável da importância, no âmbito escolar, do ensino de Matemática como um dos elementos basilares do educando, fica evidente a precisão de que prossigamos envidando esforços no sentido de desenvolver processos educativos e formativos para o ensino e aprendizagem em Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem como objetivo suscitar reflexões sobre a Educação Matemática na perspectiva de repensar práticas pedagógicas, metodologias de ensino com um olhar diferenciado, positivo e critico com referência ao ensino-aprendizagem em Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa, foi de cunho qualitativo, como procedimento de coleta de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiada em autores como: Knijnik (1995), D’Ambrósio (1997,2008), Saramago (2009), Medeiros (1985), Muniz (2001), e outros pesquisadores com atuação em diferentes contextos, que se dedicam a pesquisas educacionais e lançam importantes teorias sobre a Educação Matemática. Constatou-se na pesquisa que a Educação Matemática é entendida como parte da Educação em que procura desenvolver metodologias, didáticas, eficientes para se se ensinar Matemática, desenvolvendo conhecimentos e habilidades matemáticas, por meio de sistemas educativos.