PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SPED.
Resumo
O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, implantado pelo governo, visa informatizar e aproximar o fisco com os contribuintes, integrando e uniformizando a coleta de dados contábeis. O presente estudo se propôs a analisar a percepção dos profissionais de escritórios de contabilidade de Belo Horizonte quanto às mudanças que ocorreram após a implantação do SPED. A pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória, de natureza predominantemente qualitativa e a metodologia utilizada foi a bibliográfica. Para tanto, foi elaborado e aplicado questionário semiestruturado como instrumento para o levantamento de dados, tomando como foco um conjunto de perguntas que permitiu identificar a percepção dos profissionais da área diante mudanças introduzidas com a implantação do SPED. O estudo de campo realizado constituiu-se pela análise da amostra de 104 profissionais que atuam em escritórios de contabilidade localizados na região metropolitana de Belo Horizonte. Os dados foram avaliados através de técnica descritiva e de análise conjunta. Dentre as principais mudanças avaliadas pelos profissionais entrevistados se destaco a agilidade e precisão na transmissão e na busca de dados, preservação do meio ambiente pela redução de consumo de papel, aumento da fiscalização, melhoria na qualidade de informação, relacionamento eletrônico com o fisco e valorização do profissional contábil. Através das questões dissertativas foi possível detectar que os principais problemas enfrentados no sistema SPED foram os erros na transmissão dos arquivos, muitas obrigações para envio e os prazos apertados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.