Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: um estudo nos municípios da Região da Campanha e Fronteira Oeste no RS.
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como está o processo de adaptação dos municípios que pertencem ao COREDE Região da Campanha e ao COREDE Fronteira Oeste no RS com relação às mudanças ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP). A presente pesquisa é de caráter descritivo, de abordagem qualitativa e o método utilizado foi uma pequisa de campo. Foram analisadas as Demonstrações Contábeis do exercício de 2013 dos municípios pesquisados em confronto com as novas normas e foram aplicados questionários aos profissionais da área contábil dos municípios das regiões menciondas. Através das análises realizadas nas Demonstrações Contábeis em confronto com as NBC T e da aplicação dos questionários, ficou evidenciado que os municípios analisados, ainda, não estão preparados para trabalhar com as mudanças impostas pela legislação. Embora os questionados em sua maioria reconheça a importância das regulamentações descritas nas Novas Normas Brasileiras de contabilidade Aplicadas ao Setor Público e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a partir das análises realizadas, ficou evidenciado que os municípios pesquisados realizam parcialmente estas regulamentações, o que significa que ainda não estão adequados aos novos padrões de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.