INCENTIVOS FISCAIS: UMA ANÁLISE DO LUCRO NA EXPLORAÇÃO NO VALE DO MUCURI.
Resumo
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada com o intuito de reduzir as desigualdades econômicas e sociais existentes auxiliando o desenvolvimento da região nordeste do país incluindo as regiões norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo abarcando 1989 municípios brasileiros. Desse modo este trabalho apresenta como objetivo perceber o nível de adesão das empresas do Vale do Mucuri, área de atuação da SUDENE desde 2007, frente à possibilidade de utilização dos incentivos fiscais de isenção do IRPJ, redução IRPJ e reinvestimento do IRPJ concedidos por esta Superintendência. Para alcançar o objetivo proposto foram solicitadas as relações dos pleitos de 2008 a 2013 junto a SUDENE com base Lei n. 12.527/2011 que assegura o direito de acesso à informação de interesse público. Com isso foi realizada uma análise nos dados obtidos dos relatórios e pode-se perceber a participação dos municípios mineiros, bem como dos pertencentes ao Vale do Mucuri nos pleito aprovados. O resultado serviu para revelar que do total dos projetos aprovados, o Estado de Minas Gerais participa de forma tímida o que também se traduz na participação do Vale do Mucuri, pois a pesquisa apontou que apenas duas empresas em dois municípios do Vale do Mucuri utilizam os incentivos fiscais nesta região dos 1518 aprovados no Brasil. Com a aplicação de um questionário junto às empresas incentivadas no Vale pode-se perceber ainda que a concessão de incentivos fiscais administrados pela SUDENE reflete em um viés para o desenvolvimento econômico dos municípios que abrigam estes empreendimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.