ALFABETIZAÇÃO EM INVESTIMENTOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar a atitude, comportamento, conhecimento e alfabetização em investimentos dos estudantes do ensino médio. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online a uma amostra probabilística de 94 estudantes do ensino médio em escolas públicas do Município de Ituiutaba - Minas Gerais. Os dados foram analisados a partir das estatísticas descritivas (medidas de tendência central e dispersão), testes de correlação, normalidade e comparação entre grupos. Os resultados mostraram índices medianos de alfabetização em investimentos com valores acima de 56,82% para metade dos estudantes. Esses achados podem ser relevantes para indicar às instituições de ensino a importância de incluir conteúdos econômico-financeiros voltados à formação dos estudantes, considerando que iniciativas com esse propósito podem trazer benefícios para a sociedade como um todo. Isso ocorre porque pessoas financeiramente mais educadas tendem a planejar e administrar seus recursos eficazmente.

Biografia do Autor

Vinicius Marino Teixeira Mianutti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Campus Pontal). Rua 20, nº 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP: 38304-402. https://orcid.org/0009-0000-0087-0143. viniciusmianutti@gmail.com

Josilene da Silva Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Campus Pontal). Rua 20, nº 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP: 38304-402. https://orcid.org/0000-0003-0545-1057. josilene@ufu.br

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Líder do Grupo de Pesquisa "Inteligência em Finanças e Mercados" (CNPQ/UFU) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC/UFU - Campus Pontal).

Downloads

Publicado

06/06/2025

Edição

Seção

Artigos