AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS OCASIONADOS PELA REVISÃO DO IFRS LEASES SOBRE OS RESULTADOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da adoção da revisão do IFRS 16 – Leases, sobre os indicadores econômicos de uma instituição de ensino no Brasil. A pesquisa contribui para a literatura existente de leases aumentando as discussões sobre os possíveis impactos relacionados ao novo modelo de contabilização dos arrendamentos. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, com dados de uma instituição de ensino superior com sede em Minas Gerais, com polos nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A amostra foi composta por 181 contratos que são ou contem arrendamento. Os resultados encontrados apontam que todos os indicadores econômicos analisados sofreram alteração com o novo cenário assumindo a adoção da IFRS 16 no ano de 2018. Um dos principais indicadores, o EBTIDA, utilizado como multiplicador para das técnicas de valuation, aumentou em 10,62% com adoção do novo modelo de contabilização para os arrendamentos. O presente estudo contribui para entender a importância da utilização do arrendamento operacional como estratégica para o negócio educacional e confirma o impacto da adoção da IFRS 16 nas instituições de ensino que adotam como política a locação de imóveis.Downloads
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