A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DA BRASILIDADE EUROPEIZADA A PARTIR DA OBRA “IRACEMA”, DE JOSÉ DE ALENCAR
Resumo
Esta pesquisa materializou-se em um instrumento destinado a reflexões a despeito da construção simbólica do nacionalismo brasileiro a partir da obra literária de José de Alencar, intitulada de “Iracema”, em razão do emprego de uma perspectiva pós-colonialista. Nesse sentido, observaram-se, com olhares críticos, os personagens Iracema e Martim, com o fito de elucidar certa analogia com a referência colonizadora que o Brasil vivenciou em relação a Portugal. Ademais, construíram-se, ainda, ponderações confluentes redigidas acerca de “Iracema” no que tangencia aos povos indígenas brasileiros. Nesse aspecto, mesmo que de forma metafórica, a obra alencariana expõe uma ótica de submissão e aceitação romântica dos Tabajaras, povos indígenas de Fortaleza, Ceará, quanto à colonização do europeu, o que foi possível notar no presente texto. Ademais, o objetivo aqui firmado edificou-se na análise acerca da construção simbólica existente no que toca à brasilidade, possuindo como base a obra “Iracema”, de José de Alencar. Para tanto, adotou-se no presente texto o método dedutivo de pesquisa, pautado em revisões bibliográficas e documentais.