ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIROESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO: O PODER JUDICIÁRIO E O CONTROLE DE LEGALIDADE LATU SENSO DE ATOS ADMINISTRATIVOS DISCRICIONÁRIOS

Autores

  • Geilson Nunes IMEPAC
  • Ewerton Ricardo Messias UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Resumo

A presente pesquisa objetiva verificar a aptidão constitucional do Poder Judiciário para realizar o controle de legalidade de investigações administrativas. Para tanto, inicialmente serão analisadas as seguintes questões: a vinculação do Poder Executivo aos princípios da Administração Pública; o controle de legalidade latu senso do ato administrativo pelo Poder Judiciário; o desvio de finalidade do ato administrativo; a Teoria dos Motivos Determinantes. Para a obtenção dos resultados almejados pela pesquisa, os métodos de abordagem e de procedimento a serem seguidos serão, respectivamente, o empírico-dialético e o bibliográfico. Em conclusão, aponta-se para a constitucionalidade do controle de legalidade latu senso das investigações administrativas, a ser realizado pelo Poder Judiciário para garantir a efetivação dos princípios constitucionais da Administração Pública.

Biografia do Autor

Ewerton Ricardo Messias, UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR – Marília – São Paulo – Brasil. Professor no curso de Graduação em Direito da UNIMAR. E-mail: ewerton_messias@hotmail.com. Endereço postal: Rua Olavo Bilac nº 230, casa 02, São Miguel, Marília/SP, CEP 17.506-270. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1361703878121901.

Downloads

Publicado

23/03/2023