LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFISSIONAIS DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Aloísio Eurípedes Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Roberto Souza Carmo Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo avaliar como alguns profissionais contabilidade percebem os impactos da evolução tecnológica sobre o exercício da profissão contábil, a partir de suas variáveis-chave. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa acerca da temática relacionada à evolução tecnológica e seus impactos no exercício da profissão contábil, mediante a qual foi possível identificar um conjunto de variáveis-chave que compõem esse fenômeno como um todo, enquanto objeto do presente estudo. Com base na pesquisa sobre a respectiva teoria adjacente, e ainda, após a identificação das variáveis-chave da evolução tecnológica relacionada ao exercício da profissão contábil, foi proposto um instrumento de coleta de dados que foi aplicado em dois grupos de contadores a fim de identificar e avaliar suas percepções acerca dos impactos gerados pela evolução tecnológica sobre o exercício da profissão contábil, ao longo dos anos compreendidos entre 2007 e 2018. Por meio de estatística descritiva e da análise comparativa de médias foi possível identificar indícios de um possível viés de atuação contábil-normativo por parte dos contadores integrantes da amostra desta pesquisa em relação ao exercício da profissão, independentemente das necessidades de mudanças de paradigmas impostas pelas variáveis que compõem o fenômeno da evolução tecnológica relacionada ao dia a dia dos profissionais de contabilidade.

Biografia do Autor

Aloísio Eurípedes Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Downloads

Publicado

06/05/2022