ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: O QUE DIZ A LITERATURA

Autores

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Jonathan Marcos Silva Pereira Universidade de Uberaba
  • Ettore Fonseca Scalon Universidade de Uberaba

Resumo

Trata-se de um artigo sobre violência nas relações escolares, elaborado a partir de uma pesquisa cujo objetivo mais amplo é identificar e analisar, na produção acadêmica brasileira recente, a presença de iniciativas para o combate e a redução de danos causados pela violência escolar. A investigação consiste em uma pesquisa bibliográfica, realizada em abordagem qualitativa, a partir de um conjunto de leituras orientadas e de buscas nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. Como resultados, o levantamento do estado do conhecimento sugere que, não obstante a diversidade de propostas e iniciativas que são implementadas cotidianamente em diversas escolas, na produção acadêmica ainda predominam sugestões mais tradicionais como a realização de palestras e o investimento em atividades físicas. Indicam, ainda, que muito se fala e denuncia a violência escolar, mas pouco se propõe para sua resolução.

Biografia do Autor

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social com mestrado e doutorado pela UNESP, e  pós-doutoranda pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Professora no PPGE- UNIUBE e nos cursos de graduação em Medicina, Jornalismo e Publicidade e Propaana. Coordenadora do Grupo de Estudos da Violência Escolar (GEVE-UNIUBE). Membro da Rede de Pesquisadores sobre o Professor na Região Centro-Oeste (REDECENTRO) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Jonathan Marcos Silva Pereira, Universidade de Uberaba

Publicitário pela UNIUBE, Membro do Grupo de Estudos da Violência Escolar (GEVE/UNIUBE), foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Ettore Fonseca Scalon, Universidade de Uberaba

Psicólogo pela UNIUBE, Membro do Grupo de Estudos da Violência Escolar (GEVE/UNIUBE), foi bolsista de Iniciação Científica do programa federal OBEDUC/Capes

Downloads

Publicado

28/05/2017