A TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FUNÇÃO DOS TUTORES À DISTÂNCIA
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a tutoria como forma de apoio aos alunos participantes de cursos virtuais de ensino. O objetivo do estudo é apresentar a modalidade de Educação à Distância que cresce a cada dia, promovendo novas e maiores oportunidades na aquisição de conhecimentos acadêmicos, abordando as suas características e possibilidades para a formação de indivíduos que buscam uma educação de qualidade, mas sem possibilidades de assistir às aulas em cursos presenciais. A função dos tutores no processo de ensino e aprendizagem na EAD é mediada por tecnologias, pelas quais os professores e alunos interagem à distância. Apresentam-se as possibilidades de mediação pedagógica realizadas pelo tutor por meio de diálogos pedagógicos transmitidos digitalmente em ferramentas como o chat ou foro na plataforma modlle. Este estudo é realizado por meio de revisão literária, dialogando-se com autores entre os quais se destacam: LITWIN (2001), MILL (2007), MORAN (2007), ARETIO (2001), dentre outros. Concluímos que os Tutores no contexto da Educação à Distância é muito mais do que um professor envolvido no processo ensino/aprendizagem. Necessita ser um motivador, um incentivador do aluno e seu papel precisa ser divulgado, contribuindo para estudos futuros e pesquisas na área da Educação à Distância.