IDENTIDADE E DIFERENÇA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO SOCIAL

Autores

  • Nívea Caixeta Veloso Universidade de Uberaba
  • Gustavo Araújo Batista Universidade de Uberaba (UNIUBE); Fundação Carmelitana Mário Palmério/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FUCAMP/FACIHUS).

Resumo

Este estudo busca a compreensão dos significados de identidade e de diferença, levando em conta algumas formas que elas se apresentam ou se estabelecem nas culturas dos povos. A identidade se define como aquilo que é e a diferença como aquilo que não é. Tem-se então, que a identidade é construída a partir do conhecimento que um indivíduo ou grupo social tem sobre uma cultura e dela participa, mas, também da participação em outras culturas, permitindo o estabelecimento de uma identidade. É por meio da convivência social que acontece a produção de significados que vão representar o aparecimento de novas identidades ou de identidades em desenvolvimento. A diferença por sua vez, apresenta-se em sentidos opostos à identidade e tem aspectos negativos, excludentes ou de marginalização do indivíduo ou de um grupo, não pertencente a um determinado grupo identitário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como: SILVA (2014), GOMES (2013), LAPLANTINE (2012), KUPER (2002), TRINDADE & SANTOS (2002), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade, Diferença, Grupos Identitários, Produção de Significados.

Biografia do Autor

Nívea Caixeta Veloso, Universidade de Uberaba

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba, Coordenadora Pedagógica pela Prefeitura Municipal de Uberaba.

Downloads

Publicado

28/05/2017