CASOS PARA ESTUDO: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO DO CONTEÚDO DAS NORMAS DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Programa de Pós-graduação em Educação da FACED-UFU e Universidade Uberaba (UNIUBE)

Resumo

Este estudo teve por objetivo propor e apresentar e, ainda, avaliar como a utilização da metodologia de casos para estudo poderia melhorar o aproveitamento de uma amostra composta por 393 alunos de um curso de graduação em ciências contábeis, no que se refere ao ensino e a aprendizagem do conteúdo das normas de formatação de trabalhos científicos preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para realizar, propor e apresentar aquela metodologia didático-pedagógica optou-se pela investigação científica do tipo pesquisa-ação. Para avaliar se a utilização da metodologia de casos para estudo pôde melhorar o aproveitamento dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis alvo desta investigação, no que se ao conteúdo das normas de formatação de trabalhos científicos da ABNT, foram utilizadas estatísticas descritivas, testes de normalidade, testes não-paramétricos para comparação de notas, e, ainda, a análise de regressão linear simples. Ao final deste estudo, além de apresentar uma proposta metodológica voltada para o ensino e aprendizagem do conteúdo referente às normas de formatação de trabalhos científicos, foi possível constatar que a metodologia de casos para estudo não está restrita aos casos de gestão. Além disso, verificou-se que a metodologia proposta nesta investigação elevou o aproveitamento de cerca de 14% dos alunos integrantes da amostra de pesquisa em quase 18%  da pontuação total atribuída às atividades avaliativas deste conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia. Ensino. Normalização. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Programa de Pós-graduação em Educação da FACED-UFU e Universidade Uberaba (UNIUBE)

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela UNAERP, mestranda em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da FACED-UFU  e professora da Universidade Uberaba  -  Campus Uberlândia (UNIUBE)

Downloads

Publicado

02/02/2016