GRAMSCI E A ESCOLA UNITÁRIA

Autores

  • DEBORAH FREITAS ASSUNÇÃO CHAMAHUM Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM
  • CÉLIA APARECIDA ALMEIDA ESTEVAM Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Resumo

Este artigo faz abordagem à temática escola unitária e tem como objetivo apresentar a essência do pensamento do italiano Antonio Gramsci (1891-1937) sobre este tema e suas contribuições para o sistema educacional, explorando a relação entre as concepções de cultura, de educação e a de intelectual. A metodologia constituiu-se de pesquisa bibliográfica, recortes de textos que tratam do tema, encontrados em livros e artigos. O método de análise foi a leitura crítica e comparativa do entendimento de diferentes autores: Monasta, Nosella, Rodrigues e Hora, Gomes, Fortunato, Sena Júnior e Silva. Com os resultados conclui-se que Gramsci reconhecia a relevância da escola na formação de hábitos morais e disciplinares. Acreditava que por meio da educação seria oportunizada a constituição da identidade da classe trabalhadora e sua capacidade de se tornar classe dirigente. Nesse sentido, afirmava que cabia à escola formar cidadãos para atuarem de forma autônoma e crítica transformando a sociedade, independentemente da classe social as quais pertenciam.

Biografia do Autor

DEBORAH FREITAS ASSUNÇÃO CHAMAHUM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Servidora pública federal, ocupando o cargo de técnico em educação (assistente em administração) do IFTM.

CÉLIA APARECIDA ALMEIDA ESTEVAM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Servidora pública federal, ocupando o cargo de técnico em educação (contadora) do IFTM.

Downloads

Publicado

03/11/2015