GRAMSCI E A ESCOLA UNITÁRIA
Resumo
Este artigo faz abordagem à temática escola unitária e tem como objetivo apresentar a essência do pensamento do italiano Antonio Gramsci (1891-1937) sobre este tema e suas contribuições para o sistema educacional, explorando a relação entre as concepções de cultura, de educação e a de intelectual. A metodologia constituiu-se de pesquisa bibliográfica, recortes de textos que tratam do tema, encontrados em livros e artigos. O método de análise foi a leitura crítica e comparativa do entendimento de diferentes autores: Monasta, Nosella, Rodrigues e Hora, Gomes, Fortunato, Sena Júnior e Silva. Com os resultados conclui-se que Gramsci reconhecia a relevância da escola na formação de hábitos morais e disciplinares. Acreditava que por meio da educação seria oportunizada a constituição da identidade da classe trabalhadora e sua capacidade de se tornar classe dirigente. Nesse sentido, afirmava que cabia à escola formar cidadãos para atuarem de forma autônoma e crítica transformando a sociedade, independentemente da classe social as quais pertenciam.