INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DO SEU APROVEITAMENTO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade Uberaba - Campus Uberlândia (UNIUBE)

Resumo

Ao considerar as dificuldades enfrentadas pelos alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), este estudo teve por objetivo avaliar se, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2012 (ENADE-2102), o aproveitamento dos alunos dos cursos superiores em Ciências Contábeis do estado de São Paulo é diferente do aproveitamento dos alunos desse mesmo curso, porém, que são portadores de NEE. Admitindo o fato do estado de São Paulo abrigar o maior número de instituições de ensino superior (IES) ofertantes de cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis em todo o Brasil, foram analisadas as notas de 11.123 alunos concluintes daquele curso superior, e, a partir de estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análises comparativas de médias e medianas, os resultados dessa investigação sinalizaram que o aproveitamento dos alunos portadores de NEE é superior ao dos alunos considerados normais, tanto em termos absolutos quanto estatisticamente avaliados, mesmo diante das dificuldades que lhes são impostas diariamente.

 

Palavras-chave: Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade Uberaba - Campus Uberlândia (UNIUBE)

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela UNAERP  e professora da Universidade Uberaba  -  Campus Uberlândia (UNIUBE)

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Publicado

08/07/2015