EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Autores

  • Gianna Andréia Ferreira Gobbi IFTM
  • Nara Moreira IFTM

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve história da educação profissional na época da expansão da industrialização no Brasil, e também retrata alguns aspectos da educação profissional na atualidade onde se observa a criação de vários programas educacionais criados pelo Governo Federal a fim de atender diferentes demandas da sociedade. É notável o atual desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país, e citamos aqui alguns acontecimentos que mostram essa retomada de nosso crescimento social e financeiro. Neste momento de nossa história a educação profissional e de qualidade se torna um pilar para garantir oportunidade de trabalho para brasileiros que estão à margem deste desenvolvimento, mas que em um contexto socioeconômico não poderão ficar alheios a este. A Lei 11.892 de 29 de Dezembro de 2008 instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, trata-se da busca pelo avanço na educação profissional para o nosso país. Em seu Art. 2o a Lei 11.892 determina: “Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas,(...)”. Vamos abordar algumas questões sobre os programas ofertados pelos Institutos Federais e também discutirmos algumas questões relacionadas as práticas pedagógicas desenvolvidas nesse âmbito. É nesse contexto que iremos desenvolver algumas reflexões neste trabalho.

Palavras-Chave: Educação profissional; Programas de educação; prática pedagógica.

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Publicado

03/02/2015