Psicologia Dialética de Henri Wallon: Fundamentos Teóricos e suas Contribuições para o Desenvolvimento Profissional Docente
Resumo
O estudo explora o método concreto-multidimensional de Henri Wallon na perspectiva do desenvovlimento profissional docente. A pergunta problema orientadora do estudo foi: Como fundamentar o desenvolvimento profissional do professor na psicologia dialética de Henri Wallon? O objetivo geral foi correlacionar os fundamentos teóricos da psicologia dialética Henri Wallon com o desenvolvimento profissional docente. Adota-se o pressuposto
de que sua teoria, embasada na filosofia marxista e no materialismo dialético, contém elementos essenciais ao desenvolvimento integral do professor. Em termos metodológicos consistiu em uma revisão bibliográfica e documental, de natureza analítico-descritiva, com consulta a obras em bibliotecas físicas e recuperação do conhecimento nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por meio da combinação de operadores booleanos. Adicionamente foram realizadas pesquisas no domínio público e no google acadêmico. Henri Wallon traz em seus fundamentos teóricos contribuições essenciais à compreensão do desenvolvimento profissional do professor em condições dialógicas entre os próprios pares, crítico-reflexiva e de integralidade organismo-meio e cognitivo-afetivo-motor. Pressupõe uma ruptura com os processos de desenvolvimento lineares, verticalizados e fragmentados, organizados em geral por meio de pacotes predefinidos, que não consideram os saberes construídos na experiência, as emoções e necessidades concreto-multidimensional do professor.