DIÁLOGO ENTRE CARTAS: INVESTIGANDO OS PRINCÍPIOS DA PRÁTICA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE

Autores

Resumo

O artigo investiga os princípios da prática libertadora a partir das cartas de Paulo Freire, compreendendo-as como espaço de diálogo e reflexão sobre a práxis educativa. Para isso, foram analisadas três obras freirianas: Cartas a Guiné-Bissau, Professora si, tia não e Cartas a Cristina. A análise de dados teve como abordagem a análise de conteúdo de Bardin (2000).  Com a leitura foram identificadas três categorias centrais: condição humana, ética e valores e Educação, as quais reverberam concepções essenciais do pensamento do autor, tais como unidade entre teoria e prática, amorosidade, alfabetização e escola democrática. Os resultados da análise das cartas evidenciaram que Freire concebeu sua pedagogia como ação, vinculando-a a ética, a estética, a política e a afetividade, dimensões indissociáveis da formação humana e do docente. Conclui-se que a forma narrativa presente nas cartas transformou-se em exercício dialógico de pensar e praticar a educação libertadora, reafirmando a atualidade da obra de Paulo Freire frente aos desafios contemporâneos da Educação.

Biografia do Autor

Sandra Dias da Luz, PMF/UDESC

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (2022~), mestra em Educação e Comunicação (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Mídia na Educação pela UFRS (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Lecionou nos Anos Iniciais. Atualmente é professora de Tecnologia Educacional no Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e membro do grupo de pesquisa Educaciber.

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade de Sâo Paulo (USP). Mestre em Engenharia de Produção e Graduação em Biblioteconomia (UFSC). Professora Titular do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Ciente - Grupo de Pesquisa em Produção, Comunicação e Memória Cientifica, Vice-líder do Educaciber.

Downloads

Publicado

21/11/2025

Edição

Seção

Artigos