DIÁLOGO ENTRE CARTAS: INVESTIGANDO OS PRINCÍPIOS DA PRÁTICA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE
Resumo
O artigo investiga os princípios da prática libertadora a partir das cartas de Paulo Freire, compreendendo-as como espaço de diálogo e reflexão sobre a práxis educativa. Para isso, foram analisadas três obras freirianas: Cartas a Guiné-Bissau, Professora si, tia não e Cartas a Cristina. A análise de dados teve como abordagem a análise de conteúdo de Bardin (2000). Com a leitura foram identificadas três categorias centrais: condição humana, ética e valores e Educação, as quais reverberam concepções essenciais do pensamento do autor, tais como unidade entre teoria e prática, amorosidade, alfabetização e escola democrática. Os resultados da análise das cartas evidenciaram que Freire concebeu sua pedagogia como ação, vinculando-a a ética, a estética, a política e a afetividade, dimensões indissociáveis da formação humana e do docente. Conclui-se que a forma narrativa presente nas cartas transformou-se em exercício dialógico de pensar e praticar a educação libertadora, reafirmando a atualidade da obra de Paulo Freire frente aos desafios contemporâneos da Educação.