O DESEJO DOCENTE E O ATO DE ENSINAR: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA À LUZ DA PSICANÁLISE
Resumo
A presente pesquisa refere-se a uma revisão bibliográfica, a qual versa sobre o
desejo docente sob a perspectiva da teoria psicanalítica de Jacques Lacan. Tem por objetivo
trazerreflexões no âmbito da educação. Ampara-se na compreensão de que o ato de ensinar não
consiste apenas na transmissão de conteúdos, mas envolve o sujeito de maneira inconsciente,
permeado por discursos, fantasmas e transferências. A partir de artigos nacionais e
internacionais publicados nos últimos quinze anos, o artigo explora dois eixos principais, a
saber: o professor como sujeito-suposto-saber; a possibilidade de uma ética do desejo no
ensino. Conclui-se que se faz importante a sustentação da falta no sujeito docente, a qual para
além de trazer respostas finais, possibilita a continuação do desejo de saber do aluno e
potencializa a transferência entre ambos. O artigo contribui para o debate sobre a educação,
na medida em que sugere a reposição do desejo como fundamento para a prática docente,
podendo trazer reflexões tanto para a formação dos professores quanto para a aplicação de
uma ética específica na prática do ensino.