ANÁLISE DO PARECER CNE/CP No 14/2022 SOB A LUZ DA SEMIÓTICA PEIRCEANA
Resumo
RESUMO: O estudo analisa o Parecer CNE/CP 14/2022 à luz da semiótica peirceana, investigando como ele interpreta a adoção do ensino híbrido no ensino superior. O objetivo é avaliar a visão do CNE sobre o impacto da pandemia no trabalho docente e o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A metodologia combina análise semiótica do parecer e entrevistas com professores de instituições públicas. Os resultados indicam uma desconexão entre a percepção do CNE e as experiências dos docentes, que relataram desafios na implementação do ensino remoto. A conclusão destaca a necessidade de políticas educacionais que considerem mais profundamente as vozes dos professores na formulação de diretrizes para o ensino híbrido.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas educacionais; Profissionais da educação; Cultura e educação
ABSTRACT: The study analyzes CNE/CP Opinion 14/2022 in the light of Peircean semiotics, investigating how it interprets the adoption of hybrid teaching in higher education. The objective is to evaluate the CNE's view on the impact of the pandemic on teaching work and the role of Information and Communication Technologies (ICT). The methodology combines semiotic analysis of the opinion and interviews with teachers from public institutions. The results indicate a disconnect between the CNE's perception and the experiences of teachers, who reported challenges in implementing remote teaching. The conclusion highlights the need for educational policies that consider teachers' voices more deeply in formulating guidelines for hybrid teaching.
KEY-WORDS: Educational policies; Education professionals; Culture and education.