ANÁLISE DO PARECER CNE/CP No 14/2022 SOB A LUZ DA SEMIÓTICA PEIRCEANA

Autores

Resumo

RESUMO: O estudo analisa o Parecer CNE/CP 14/2022 à luz da semiótica peirceana, investigando como ele interpreta a adoção do ensino híbrido no ensino superior. O objetivo é avaliar a visão do CNE sobre o impacto da pandemia no trabalho docente e o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A metodologia combina análise semiótica do parecer e entrevistas com professores de instituições públicas. Os resultados indicam uma desconexão entre a percepção do CNE e as experiências dos docentes, que relataram desafios na implementação do ensino remoto. A conclusão destaca a necessidade de políticas educacionais que considerem mais profundamente as vozes dos professores na formulação de diretrizes para o ensino híbrido.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas educacionais; Profissionais da educação; Cultura e educação

 

ABSTRACT: The study analyzes CNE/CP Opinion 14/2022 in the light of Peircean semiotics, investigating how it interprets the adoption of hybrid teaching in higher education. The objective is to evaluate the CNE's view on the impact of the pandemic on teaching work and the role of Information and Communication Technologies (ICT). The methodology combines semiotic analysis of the opinion and interviews with teachers from public institutions. The results indicate a disconnect between the CNE's perception and the experiences of teachers, who reported challenges in implementing remote teaching. The conclusion highlights the need for educational policies that consider teachers' voices more deeply in formulating guidelines for hybrid teaching.

KEY-WORDS: Educational policies; Education professionals; Culture and education.

Biografia do Autor

Augusto Theodoro de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Química Augusto Theodoro de Carvalho, é doutorando em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020) e licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Faz parte do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), vinculado a Universidade Federal de Juiz de Fora. As áreas de interesse investigativo são: Formação Continuada de Professores da Educação Básica, Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Química, Semiótica aplicada no Ensino de Química, Semiótica Peirceana.

Waldmir Nascimento de Araujo Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Doutor Waldmir Nascimento de Araújo Neto, é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2009), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), especialista em Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), licenciado em Química Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2001) e Engenheiro Químico pela UERJ (1994). É professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Colaborador ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora no Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ). Coordena o Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química da UFRJ (Leseq-UFRJ), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) do IQ-UFRJ, ao Programa de Pós-Graduação em Química para Professores em Rede Nacional (ProfQui), e ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências das Técnicas e Epistemologia (HCTE). Fundador e Coordenador do Projeto de Ensino e Extensão CInÊNCIA. É membro da Associação Internacional de Estudos Semióticos (IASS) desde 2015. As áreas de interesse investigativo são: produção de audiovisual entre a formação docente e a escola; semiótica, mediação e formas de representação sígnica; a Filosofia da Química (Representação na Química Orgânica); Cinema e Escola; Cultura, Imagem, alteridade e produção de materiais nos Saberes Tradicionais das Américas do Sul e Central, e especificamente dos Povos Originários do Brasil; Qualidade Social da Educação; Formação de Professores; Montagem Audiovisual e Emancipação; Teorias Histórico Cultural e da Atividade (THC e CHAT); Teoria Semiótica de Charles Peirce.

José Guilherme da Silva Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Doutor José Guilherme da Silva Lopes, é Doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP, 2007), Mestre em Ciências pela mesma instituição (2001), além de licenciado em Química, também pela USP em 2005 e bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 1999). É professor associado IV na Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ – UFJF). As áreas de interesse investigativo são: Formação continuada de professores da Educação Básica e Ensino Superior, Formação de professores de Química para atuação na Educação Básica, Divulgação Científica e estudo do conhecimento químico de professores de ciências do Ensino Fundamental, Semiótica aplicada ao Ensino de Química.

Downloads

Publicado

13/11/2025

Edição

Seção

Artigos