MASTERCHEF: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA ENSINO DE BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cássio Resende de Morais
  • Heber Junio Pereira Brasão
  • Jéssica Borges de Oliveira Ribeiro
  • Nathália Monteiro Martins
  • Lucas Vinnicius de Oliveira Gomes
  • Patrícia Borges Silveira
  • Saulo Guilherme Rosa Soares

Resumo

Bioquímica celular configura-se a área da ciência que investiga as bases químicas da
vida, buscando compreender os componentes químicos e suas interações, incluindo a
estrutura, função e metabolismo das biomoléculas orgânicas e inorgânicas. No Ensino Médio
a bioquímica celular é voltada para a compreensão da estrutura química das moléculas e as
suas respectivas funções, dando ênfase aos principais componentes inorgânicos e orgânicos.
Sendo um conteúdo de grande relevância, a bioquímica oferece condições para o aluno
compreender a relação das biomoléculas e a nutrição do organismo. No entanto, a dificuldade
de relacionar o mundo molecular, muitas vezes abstrato com a nutrição tem sido um grande desafio. Neste contexto, a capacidade de reinventar as metodologias pedagógicas tem sido
cada vez mais necessário no processo de ensino aprendizagem. A metodologia MasterChef
pode contribuir com a difusão de conhecimentos a respeito da composição nutricional dos
alimentos e sua correlação com o contexto da química celular. Partindo dessa premissa, o
presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência e aplicabilidade de uma metodologia
ativa baseada no programa MasterChef na construção de conhecimentos voltados para
nutrição e bioquímica. A metodologia foi aplicada em uma instituição de rede privada a nível
de Ensino Médio. Os alunos desenvolveram pratos típicos e apresentaram a uma banca de
jurados sobre os aspectos nutricionais e culinários. Os alunos foram avaliados em mérito
científico, arte culinária e degustação. A metodologia do MasterChef demonstrou ser uma
abordagem pedagógica eficiente para o ensino de Bioquímica e nutrição no segmento regular
do Ensino Médio. Foi possível verificar o desenvolvimento de habilidades e competências,
tais como trabalho em equipe, desenvolvimento de senso de liderança, autonomia, oratória,
bem como conhecimentos intrínsecos inerente aos conteúdos previstos na BNCC.

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Publicado

28/09/2025

Edição

Seção

Artigos