INTERAÇÃO NA SALA DE AULA: PROBLEMATIZANDO AS ESTRUTURAS DE PARTICIPAÇÃO

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Resumo

O presente artigo traz uma análise das estruturas de participação em situação de interação em sala de aula, tomando como base o registro de duas aulas em uma escola pública da periferia de Belém do Pará. A pesquisa, de caráter etnográfico, recorre a recortes de interações gravadas, buscando interpretar os papéis desempenhados pelos interlocutores e a dinâmica entre a professora e os alunos. Este estudo está ancorado nos pressupostos da Sociolinguística Interacional – especialmente nos estudos de Goffman sobre footing e enquadre – e na concepção bakhtiniana de Dialogismo e Polifonia. A análise evidenciou a presença de diferentes enquadres que, em alguns momentos, se sobrepõem ao enquadre aula e revelam mudanças de footing,  refletindo o alinhamento assumido pela professora e pelos alunos. Apesar de o discurso da professora predominar, observou-se que sua construção se dá em função da relação estabelecida com os alunos. As estruturas de participação relevam a complexidade do processo de ensino-aprendizagem e que, sob a ótica bakhtiniana, o discurso em sala de aula é sempre atravessado pela multiplicidade de vozes que tornam possível a construção do conhecimento. 

Biografia do Autor

Maria Helena Rodrigues Chaves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de Letras do Campus Universitário de Bragança - FALE/CBRAG/UFPA. Cursou Graduação em Letras-Português (UFPA, 1988), Especialização em língua portuguesa - abordagem textual (UFPA, 2005), Mestrado em Estudos Linguísticos - Ensino-Aprendizagem (UFPA, 2008), Especialização em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar (Instituto RHEMA-Neuroeducação/FATEC, 2024), Especialização em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA e Aplicador ABA (Instituto RHEMA-Neuroeducação/FATEC, 2024). Atualmente, está cursando o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPA, vinculada à linha de pesquisa "Ensino-aprendizagem de línguas e culturas", com o projeto de pesquisa "Formação de professor de língua portuguesa: o currículo, o estágio e a realidade escolar". Em grande parte de seu percurso profissional, foi professora de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa na educação básica (ensino fundamental e médio), com experiência em escolas da rede pública e particular, da capital e do interior do estado do Pará. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Letramentos, Identidades e Diversidades, coordenado pela Profa. Dra. Célia Zeri de Oliveira (FALE/ILC/UFPA). Também participa, como colaboradora, do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Infância, Educação e Cultura na Amazônia Paraense - NEPIECAP (CNPQ/UFPA), coordenado pela Profa. Dra. Maria Natalina Mendes Freitas (FACED/CBRAG/UFPA), integrando o grupo de Pesquisadores do Projeto de Pesquisa As Gramáticas Sociais de Crianças e suas Infâncias em Territórios de Águas de Regiões da Amazônia Paraense. No ensino superior, trabalha com a formação de professores de português, discutindo os seguintes temas: formação de professores, estágio supervisionado, ensino-aprendizagem de língua portuguesa, práticas de letramentos, multiletramentos e diversidade cultural.

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Publicado

13/11/2025

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Artigos