INTERAÇÃO NA SALA DE AULA: PROBLEMATIZANDO AS ESTRUTURAS DE PARTICIPAÇÃO
Resumo
O presente artigo traz uma análise das estruturas de participação em situação de interação em sala de aula, tomando como base o registro de duas aulas em uma escola pública da periferia de Belém do Pará. A pesquisa, de caráter etnográfico, recorre a recortes de interações gravadas, buscando interpretar os papéis desempenhados pelos interlocutores e a dinâmica entre a professora e os alunos. Este estudo está ancorado nos pressupostos da Sociolinguística Interacional – especialmente nos estudos de Goffman sobre footing e enquadre – e na concepção bakhtiniana de Dialogismo e Polifonia. A análise evidenciou a presença de diferentes enquadres que, em alguns momentos, se sobrepõem ao enquadre aula e revelam mudanças de footing, refletindo o alinhamento assumido pela professora e pelos alunos. Apesar de o discurso da professora predominar, observou-se que sua construção se dá em função da relação estabelecida com os alunos. As estruturas de participação relevam a complexidade do processo de ensino-aprendizagem e que, sob a ótica bakhtiniana, o discurso em sala de aula é sempre atravessado pela multiplicidade de vozes que tornam possível a construção do conhecimento.