TRANSITIVAMENTE: UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA TRANSITIVIDADE ESCALAR NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
Resumo
RESUMO: O ensino de gramática, frequentemente descontextualizado e fundamentado na prescrição normativa, representa um desafio para o engajamento dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa. Partindo dos pressupostos da Linguística Funcionalista, que concebe a língua como um sistema dinâmico e a gramática como uma estrutura emergente do uso, este artigo apresenta uma proposta de transposição didática para superar esse obstáculo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que detalha a concepção e a estrutura do jogo pedagógico ‘TransitivaMente’, uma metodologia ativa desenvolvida para trabalhar o eixo análise linguística/semiótica (Brasil, 2018) em turmas do 9º ano. Com uma mecânica lúdica similar à do jogo Uno, a proposta tem como objeto de ensino a Transitividade Escalar, conforme a teoria de Hopper e Thompson (1980). As regras e componentes do jogo foram projetados para operacionalizar os dez parâmetros da teoria, permitindo que os estudantes analisem e manipulem enunciados de forma prática e reflexiva, compreendendo a função discursiva das escolhas gramaticais. O trabalho conclui que a articulação entre uma base teórica robusta e uma metodologia ativa, como o jogo ‘TransitivaMente’, oferece um modelo eficaz para um ensino de gramática mais significativo e motivador.