TRANSITIVAMENTE: UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA TRANSITIVIDADE ESCALAR NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Autores

  • Safira Santana Clemente Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago de Aguiar Rodrigues Universidade Federal da Paraíba

Resumo

RESUMO: O ensino de gramática, frequentemente descontextualizado e fundamentado na prescrição normativa, representa um desafio para o engajamento dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa. Partindo dos pressupostos da Linguística Funcionalista, que concebe a língua como um sistema dinâmico e a gramática como uma estrutura emergente do uso, este artigo apresenta uma proposta de transposição didática para superar esse obstáculo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que detalha a concepção e a estrutura do jogo pedagógico ‘TransitivaMente’, uma metodologia ativa desenvolvida para trabalhar o eixo análise linguística/semiótica (Brasil, 2018) em turmas do 9º ano. Com uma mecânica lúdica similar à do jogo Uno, a proposta tem como objeto de ensino a Transitividade Escalar, conforme a teoria de Hopper e Thompson (1980). As regras e componentes do jogo foram projetados para operacionalizar os dez parâmetros da teoria, permitindo que os estudantes analisem e manipulem enunciados de forma prática e reflexiva, compreendendo a função discursiva das escolhas gramaticais. O trabalho conclui que a articulação entre uma base teórica robusta e uma metodologia ativa, como o jogo ‘TransitivaMente’, oferece um modelo eficaz para um ensino de gramática mais significativo e motivador.

Biografia do Autor

Tiago de Aguiar Rodrigues , Universidade Federal da Paraíba

Doutor (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. É vice-líder do grupo de pesquisa Teorias Linguísticas de Base (TLB-UFPB) e do Laboratório de Compreensão Neurocognitiva da Linguagem (LACON-UFPB), no qual coordena a linha de pesquisa Cognição, narrativas e ensino. Coordena também projetos de monitoria, iniciação científica, do Programa de Licenciatura - PROLICEN.

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Publicado

21/10/2025

Edição

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Artigos