Percepção de estudantes do Ensino Médio na elaboração de podcasts como recurso didático digital para a construção do conhecimento químico
Resumo
O Ensino de Química vem passando por significativas transformações impulsionadas principalmente pela necessidade de superar limitações de práticas pedagógicas tradicionais. Nesse sentido, o uso de Recursos Didáticos Digitais (RDD) tem se consolidado como uma alternativa pedagógica para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Entre esses recursos, os podcasts vêm ganhando destaque por sua acessibilidade, baixo custo e potencial para favorecer a autonomia dos estudantes. Este estudo analisa a percepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre a produção de podcasts como RDD voltados à construção do conhecimento químico. Por meio de uma abordagem de natureza qualitativa do tipo participante, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: (1) Investigação diagnóstica com estudantes sobre conteúdos de Química; (2) Análise das respostas dos estudantes na investigação diagnóstica; (3) Elaboração de podcastings por estudantes do Ensino Médio; (4) Análise dos podcasts elaborados pelos estudantes. Os resultados apontam uma postura favorável dos estudantes em relação aos podcasts produzidos como RDD. Ademais, foi possível observar que os podcasts favoreceram a apropriação de conceitos químicos, estimularam o protagonismo estudantil e contribuíram para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. Conclui-se que a utilização de podcasts como RDD configura-se como uma estratégia promissora para o ensino de Química, com potencial de aplicação tanto na Educação Básica quanto em contextos de preparação para exames nacionais como o ENEM.