Percepção de estudantes do Ensino Médio na elaboração de podcasts como recurso didático digital para a construção do conhecimento químico

Autores

Resumo

O Ensino de Química vem passando por significativas transformações impulsionadas principalmente pela necessidade de superar limitações de práticas pedagógicas tradicionais. Nesse sentido, o uso de Recursos Didáticos Digitais (RDD) tem se consolidado como uma alternativa pedagógica para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Entre esses recursos, os podcasts vêm ganhando destaque por sua acessibilidade, baixo custo e potencial para favorecer a autonomia dos estudantes. Este estudo analisa a percepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre a produção de podcasts como RDD voltados à construção do conhecimento químico. Por meio de uma abordagem de natureza qualitativa do tipo participante, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: (1) Investigação diagnóstica com estudantes sobre conteúdos de Química; (2) Análise das respostas dos estudantes na investigação diagnóstica; (3) Elaboração de podcastings por estudantes do Ensino Médio; (4) Análise dos podcasts elaborados pelos estudantes. Os resultados apontam uma postura favorável dos estudantes em relação aos podcasts produzidos como RDD. Ademais, foi possível observar que os podcasts favoreceram a apropriação de conceitos químicos, estimularam o protagonismo estudantil e contribuíram para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. Conclui-se que a utilização de podcasts como RDD configura-se como uma estratégia promissora para o ensino de Química, com potencial de aplicação tanto na Educação Básica quanto em contextos de preparação para exames nacionais como o ENEM.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Alves dos Santos, Secretaria de Educação de Pernambuco

Mestrado em Química Pela Universidade Federal Rural de Pernambuco no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química em Rede - PROFQUI (2025). Possui graduação em licenciatura plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Especialista em Química pela FAVENI (2017). Atualmente é estatutário - Secretaria de Educação de Pernambuco. Formado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela UPE.(2021). Graduação em Matemática UNINTER (2020).

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bolsista produtividade do CNPq. Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEC (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino das Ciências) do diretório de grupos do CNPq. Diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Inteligência Artificial no ensino de Química; (3) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (4) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (5) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

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Publicado

12/10/2025

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Artigos