POR UMA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA EM RESPEITO ÀS NOSSAS CRIANÇAS

Autores

  • Beatriz Carmo Lima de Aguiar UEL

Resumo

O presente artigo discute a alfabetização humanizadora e tem como objetivo revelar como o ensino do ato de ler e do ato de escrever, nessa perspectiva, pode ajudar na apropriação da cultura e no desenvolvimento das potencialidades das crianças. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada na teoria histórico-cultural, tendo como autores de base Vygotski (1995a, 1995b, 2012), Luria (2012) e Leontiev (1978a, 1978b), além de pesquisadores que discutem a referida teoria e que trazem luz ao estudo da apropriação da linguagem escrita, como Arena (2010), Miller (2020a, 2020b), Mello (2006, 2009), Mello e Farias (2010), Bajard (2006, 2012, 2014, 2021), Jolibert (1994) e Foucambert (1994). Nesse contexto de alfabetização humanizadora, as crianças possuem voz e são chamadas a compor as ricas experiências das atividades humanas relacionadas à leitura e à escrita. Assim, conclui-se que a escola desempenha um papel crucial na vida das crianças, pois é por meio da educação que a humanização ocorre. Na atualidade, tem-se uma batalha que precisa ser travada diariamente para que a alfabetização mecânica, artificial, saia de cena e dê lugar a uma alfabetização humanizadora, a qual possibilite o ato de ler e o ato de escrever na sua plenitude.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização Humanizadora; Ato de Ler; Ato de Escrever.

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Publicado

25/09/2025

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Artigos