REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UMA UNIVERSIDADE RURAL: DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as representações sociais dos estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre a própria instituição. Partindo da Teoria das Representações Sociais, buscou-se identificar os elementos que compõem a imagem socialmente construída da universidade. Os dados foram coletados entre 2023 e 2024, através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), aplicada a 315 estudantes. As evocações foram analisadas no software Iramuteq com técnicas de nuvem de palavras, grafo de similitude e análise prototípica. Os resultados revelaram um núcleo central vinculado ao ambiente físico da universidade, representado pelos termos “Beleza”, “Capivara” e “Natureza” que reforçam uma identidade atrelada ao espaço natural, esteticamente valorizado. “Calor”, “Distância” e “Cansaço” também emergiram no núcleo, evidenciando tensões ligadas à infraestrutura e ao cotidiano acadêmico. “Estudo”, “Conhecimento” e “Aprendizagem” emergiram como elementos periféricos, indicando certa desconexão quanto à função formativa da universidade. Aspectos afetivos e relacionais, como “Amizade”, “Acolhimento” e “Sonho”, também se destacaram. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sobre a UFRRJ são complexas e multifacetadas, articulando valorização estética, afetividade e desafios. Tais representações oferecem subsídios para aprimoramento das políticas institucionais voltadas à permanência estudantil.