REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UMA UNIVERSIDADE RURAL: DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Adriana Andrade UFRRJ
  • Fernanda Gonçalves Bibalskid Bibalskid
  • Gabriela da Cruz Rodrigues Rodrigues
  • Julia Dias Magalhães Gomes Gomes
  • Lívia Amaral de Oliveira Oliveira
  • Lívia Salomão Pereira Pereira
  • Pedro Júdice Monteiro de Barros Barros
  • Yuri Duarte Porto Porto

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as representações sociais dos estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre a própria instituição. Partindo da Teoria das Representações Sociais, buscou-se identificar os elementos que compõem a imagem socialmente construída da universidade. Os dados foram coletados entre 2023 e 2024, através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), aplicada a 315 estudantes. As evocações foram analisadas no software Iramuteq com técnicas de nuvem de palavras, grafo de similitude e análise prototípica. Os resultados revelaram um núcleo central vinculado ao ambiente físico da universidade, representado pelos termos “Beleza”,  “Capivara” e “Natureza” que reforçam uma identidade atrelada ao espaço natural, esteticamente valorizado. “Calor”, “Distância” e “Cansaço” também emergiram no núcleo, evidenciando tensões ligadas à infraestrutura e ao cotidiano acadêmico. “Estudo”, “Conhecimento” e “Aprendizagem” emergiram como elementos periféricos, indicando certa desconexão quanto à função formativa da universidade. Aspectos afetivos e relacionais, como “Amizade”, “Acolhimento” e “Sonho”, também se destacaram. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sobre a UFRRJ são complexas e multifacetadas, articulando valorização estética, afetividade e desafios. Tais representações oferecem subsídios para aprimoramento das políticas institucionais voltadas à permanência estudantil.

Downloads

Publicado

12/10/2025

Edição

Seção

Artigos