PESQUISA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE TESES NO PERÍODO DE 2019 A 2024

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Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados da CAPES, abrangendo teses que adotaram a abordagem de pesquisa narrativa autobiográfica como método de investigação durante o período de 2019 a 2024, que engloba o período pandêmico e pós-pandêmico. Durante esse tempo, houve restrições governamentais e interrupções significativas nas atividades presenciais de escolas e universidades, com a transição para modalidades de ensino remoto e híbrido. Inicialmente, foram identificadas 507 dissertações e teses utilizando o termo "pesquisa narrativa autobiográfica". Em seguida, aplicaram-se critérios de inclusão e exclusão com base no período de estudo, área de concentração e área de conhecimento, resultando na seleção de 7 teses para análise detalhada. Essas teses foram submetidas a uma verificação e análise minuciosa, visando compreender como a abordagem narrativa autobiográfica foi empregada como método de pesquisa em meio aos desafios e mudanças trazidos pela pandemia, particularmente no contexto educacional.

Biografia do Autor

Daniela Franco Carvalho, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas (1997) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Educação (2006) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professora titular no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua desde 2008. Na pós-graduação em Educação (PPGED/UFU) trabalha a disciplina Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea e pesquisa sobre museus, divulgação científica e ecofeminismo, tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Coordena o Museu de Biodiversidade do Cerrado, com propostas educativas ambientais em parceria com o Núcleo Agroecológico Carinhosa, e lidera o grupo de pesquisa amplia - amálgama em educação, ciência e arte.

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Publicado

26/10/2025

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Artigos