PESQUISA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE TESES NO PERÍODO DE 2019 A 2024
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados da CAPES, abrangendo teses que adotaram a abordagem de pesquisa narrativa autobiográfica como método de investigação durante o período de 2019 a 2024, que engloba o período pandêmico e pós-pandêmico. Durante esse tempo, houve restrições governamentais e interrupções significativas nas atividades presenciais de escolas e universidades, com a transição para modalidades de ensino remoto e híbrido. Inicialmente, foram identificadas 507 dissertações e teses utilizando o termo "pesquisa narrativa autobiográfica". Em seguida, aplicaram-se critérios de inclusão e exclusão com base no período de estudo, área de concentração e área de conhecimento, resultando na seleção de 7 teses para análise detalhada. Essas teses foram submetidas a uma verificação e análise minuciosa, visando compreender como a abordagem narrativa autobiográfica foi empregada como método de pesquisa em meio aos desafios e mudanças trazidos pela pandemia, particularmente no contexto educacional.