A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PARA A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo descrever a metodologia utilizada pela Faculdade de
Ciências Humanas e Sociais para o bom desempenho na Avaliação Institucional. O Google
Docs foi utilizado como ferramenta para criação e disponibilização dos questionários online,
produção dos gráficos e para elaboração dos questionários, foram seguidas as
Dimensões sugeridas pelo SINAES. Foram elaborados e disponibilizados no site da
Fucamp, oito questionários: aluno avaliando professor, IES e Coordenador; professor
avaliando coordenador e IES; coordenador avaliando professores e IES e os funcionários
avaliando IES. Foram geradas senhas de acesso diferentes para cada curso. Para garantir a
maior participação discente, os alunos foram encaminhados até ao laboratório de
informática para responder aos respectivos questionários. O resultado obtido nas três
últimas autoavaliações (junho e novembro de 2012 e maio de 2013) foi muito positivo.
Mais de 70% dos alunos, professores, coordenadores e funcionários participaram da
avaliação institucional. O processo se tornou mais rápido, visto que, tanto responder os
questionários, quanto fazer as observações por escrito era demorado, além da dificuldade
de análise dos resultados. Com a utilização da ferramenta Google Docs, à medida que as
pessoas iam respondendo, era gerado um gráfico para cada pergunta instantaneamente. Ao
final da avaliação as porcentagens disponibilizadas nos gráficos individuais foram
utilizadas para criação dos gráficos gerais apresentados nos relatórios parciais e finais.
Estes dados foram impressos, encadernados e discutidos em cada setor. Após as análises
foram sugeridas as ações acadêmicas e administrativas em função dos resultados. A
metodologia se mostrou prática, eficiente e econômica.
PALAVRAS-CHAVE: Autoavaliação; Google docs; FACHIUS.