A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE A AMPLIAÇÃO DO ACESSO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

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Resumo

Este artigo apresenta a expansão do acesso à Educação Superior no Brasil nas últimas décadas com o objetivo de discutir os avanços e desafios resultantes desse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a qual utilizou dados quantitativos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao Censo da Educação Superior (2000 – 2023) e pressupostos teóricos de autores que discutem a temática, como Almeida et al. (2012), Osti, Nogueira e Pissinatti (2023) e Vargas e Heringer (2017). Os resultados possibilitaram a articulação entre os dados e o referencial teórico frente ao crescimento significativo do número de matrículas, ingressos e Instituições de Ensino Superior (IES) que tem se consolidado do final do século XX até os dias atuais. Ressalta-se o papel dos programas governamentais voltados ao acesso e à permanência estudantil, bem como a participação da rede privada na oferta dessa etapa de ensino. Entretanto, pondera-se que a ampliação do acesso não corresponde, necessariamente, à qualidade do ensino ofertado. A literatura evidencia que o estudante que adentra o Ensino Superior enfrenta um processo de adaptação e integração, o qual é complexo e condicionado por fatores sociais, acadêmicos e de aprendizagem, demandando, assim, um ambiente de apoio que favoreça sua permanência e a conclusão do curso. Nesse contexto, o cenário atual impõe o desafio da mobilização tanto na esfera das políticas públicas de garantia de acesso e permanência, quanto institucional, no que diz respeito às práticas que sejam capazes de viabilizar não apenas o acesso, mas a continuidade e conclusão dos estudos com qualidade na Educação Superior.

Biografia do Autor

Francielle Pereira Nascimento, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente Adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em Avaliação Psicológica. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação.

Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. 

Deivid Alex Dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação. Docente do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

22/09/2025

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Artigos