A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE A AMPLIAÇÃO DO ACESSO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Resumo
Este artigo apresenta a expansão do acesso à Educação Superior no Brasil nas últimas décadas com o objetivo de discutir os avanços e desafios resultantes desse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a qual utilizou dados quantitativos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao Censo da Educação Superior (2000 – 2023) e pressupostos teóricos de autores que discutem a temática, como Almeida et al. (2012), Osti, Nogueira e Pissinatti (2023) e Vargas e Heringer (2017). Os resultados possibilitaram a articulação entre os dados e o referencial teórico frente ao crescimento significativo do número de matrículas, ingressos e Instituições de Ensino Superior (IES) que tem se consolidado do final do século XX até os dias atuais. Ressalta-se o papel dos programas governamentais voltados ao acesso e à permanência estudantil, bem como a participação da rede privada na oferta dessa etapa de ensino. Entretanto, pondera-se que a ampliação do acesso não corresponde, necessariamente, à qualidade do ensino ofertado. A literatura evidencia que o estudante que adentra o Ensino Superior enfrenta um processo de adaptação e integração, o qual é complexo e condicionado por fatores sociais, acadêmicos e de aprendizagem, demandando, assim, um ambiente de apoio que favoreça sua permanência e a conclusão do curso. Nesse contexto, o cenário atual impõe o desafio da mobilização tanto na esfera das políticas públicas de garantia de acesso e permanência, quanto institucional, no que diz respeito às práticas que sejam capazes de viabilizar não apenas o acesso, mas a continuidade e conclusão dos estudos com qualidade na Educação Superior.