MAPEAMENTO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO (2010–2020)

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Resumo

Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para tornar o ensino de Matemática mais significativo e conectado à realidade dos estudantes da Educação do Campo. O presente estudo adotou o Mapeamento Sistemático como metodologia de investigação como um estudo interpretativo de trabalhos desenvolvidos em Programas de Pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2010 a 2020. A constituição do corpus de análise foram as produções acadêmicas localizadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As produções selecionadas foram organizadas em quatro eixos, a saber: (1) Etnomatemática; (2) Modelagem Matemática; (3) Resolução de Problemas; e, (4) Ensino por Projetos. Diante das pesquisas analisadas, é possível concluir que essas práticas não apenas tornam o ensino da Matemática mais atrativo e conectado com a realidade dos alunos, como também contribuem para a formação de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel nas transformações sociais de suas comunidades. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre a metodologias de ensino visando escolas do Campo.

Biografia do Autor

Douglas Marin, UFU

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Rio Claro. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos cursos do Instituto de Matemática e Estatística e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. As pesquisas são voltadas à formação de professores que ensinam Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando com as seguintes temáticas: história da educação matemática; proposição e resolução de problemas; tecnologias digitais de informação e comunicação e; práticas de ensino em educação matemática.

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Publicado

16/11/2025

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Artigos