MAPEAMENTO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO (2010–2020)
Resumo
Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para tornar o ensino de Matemática mais significativo e conectado à realidade dos estudantes da Educação do Campo. O presente estudo adotou o Mapeamento Sistemático como metodologia de investigação como um estudo interpretativo de trabalhos desenvolvidos em Programas de Pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2010 a 2020. A constituição do corpus de análise foram as produções acadêmicas localizadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As produções selecionadas foram organizadas em quatro eixos, a saber: (1) Etnomatemática; (2) Modelagem Matemática; (3) Resolução de Problemas; e, (4) Ensino por Projetos. Diante das pesquisas analisadas, é possível concluir que essas práticas não apenas tornam o ensino da Matemática mais atrativo e conectado com a realidade dos alunos, como também contribuem para a formação de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel nas transformações sociais de suas comunidades. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre a metodologias de ensino visando escolas do Campo.