PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2022-2024)
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre como a Educação Financeira vem sendo discutida no ensino médio, em um período pós pandemia. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativo. A constituição do corpus de análise foram as produções acadêmicas no Catálogo ou Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de 2022 e 2024, em especial, nos estudos produzidos em Mestrados Profissionais. Para as análises, nos inspiramos na Análise de Conteúdo, por sua contribuição na descrição e interpretação rigorosa e sistemática dos textos selecionados. As produções selecionadas foram organizadas em quatro eixos, a saber: (1) A Educação Financeira como instrumento de emancipação social; (2) Educação Financeira e Inflação: uma abordagem crítica para realidades brasileiras; (3) Educação Financeira em tempos de pandemia: inovação e crítica no ensino de Matemática; e, (4) Outras contribuições para o ensino de Educação Financeira no ensino médio e na EJA. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre a Educação Financeira e que não se limita à transmissão de algoritmos, mas problematiza as estruturas que geram vulnerabilidade, inspirando professores a uma tarefa que, conforme a pedagogia freiriana, é fundamentalmente ética e política.