DESAFIOS E APRENDIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO IFRS

Autores

Resumo

Em 2020, a pandemia de COVID-19 impôs a rápida transição para o ensino remoto no Brasil. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Moodle no Ensino Remoto Emergencial (ERE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), focando na interação entre professores e alunos. A metodologia adotada envolve a análise das percepções dos envolvidos quanto à eficácia da plataforma. O estudo identifica que o Moodle facilitou a continuidade das aulas e a organização de atividades, mas também trouxe desafios, como a sobrecarga de tarefas assíncronas e dificuldades de interação. Conclui-se que a plataforma foi fundamental para o sucesso do ERE, e sua utilização no ensino híbrido pós-pandemia é recomendada.

Biografia do Autor

Ademilson Marques de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Natural do Estado do ES. É Doutorando em Informática na Educação da UFRGS (2024). Mestrado em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2023). Especialização em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Psicanalista Clínico pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (2020). Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2018) Especialização em Gestão Educacional (2012). Graduação em História pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2011). É servidor público há 16 anos. Trabalhou no Crefito-2 (2008 a 2010). Prefeitura de Serra, ES (2011 a 2012). Instituto de Pesos e Medidas do ES (2012 a 2017). Atualmente é Professor Coordenador na Rede Pública Municipal de Educação de Vila Velha, ES, Brasil.

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Publicado

29/06/2025

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Artigos